Leminskanções: composições de Leminski interpretadas por Estrela Leminski

0
426

Conheça o CD duplo de Estrela Leminski, repleto de canções de seu pai, o poeta Paulo Leminski

f9f1f0c077c5605f1a4032be72482194
Estrela Leminski (referência a uma foto Paulo Leminski)

Filha de Alice Ruiz e Paulo Leminski, Estrela Leminski é cantora, letrista e respira literatura. Decidiu gravar um disco repleto de canções de seu pai, que compôs muito ao longo de sua vida. O disco une, portanto, música e poesia. Neste álbum duplo, Estrela dá voz às composições do pai. Trata-se de um resultado musical e poético oriundo de uma média de seis anos de pesquisas dedicadas aos arquivos musicais de Paulo Leminski.

Algumas canções de Paulo Leminski já foram interpretadas por nomes como Caetano Veloso e Ney Matogrosso. No entanto, o poeta não tinha muito interesse em interpretar suas canções mais recentes, mas Estrela, fazendo a boa filha, tratou de fazer isso no álbum Leminskanções, lançado em 2014.

O álbum contém canções inéditas e faixas com parcerias de diversos artistas brasileiros. Conta com a banda Os Paulera e das participações de nomes de peso, tais como Zélia Duncan, Arnaldo Antunes, Ná Ozzetti, Serena Assumpção e Zeca Baleiro, entre outros.

leminskancoes
Leminskanções (2014)

No primeiro disco, há faixas como “Verdura”, “Luzes”, “Se Houver Céu” e “Mudança de Estação”, as quais possuem tanto letra quanto música de Paulo Leminski. Já o segundo disco mostra parcerias que ele fez em vida. Os arranjos presentes nas canções carregam referências de coisas que Estrela sabe que seu pai gostava. O disco foi, ainda, finalizado em Londres por Ray Staff, o qual mixou vários discos do The Clash, Black Sabath e Led Zeppelin.

Leminskanções pode ser ouvido e baixado na íntegra no site Leminski; pode ser ouvido no canal de Estrela Leminski no YouTube e também no Spotify. Há previsões para o álbum duplo saia em vinil em breve.