Resenha: Lugar Nenhum – Neil Gaiman

0

Gaiman é, sem dúvida alguma, um dos maiores criadores de histórias da atualidade. Desde os quadrinhos (Sandman, entre outros), contos, filmes (Máscaras da Ilusão) indo até os romances (Deuses Americanos e Filhos de Anansi), o autor se destaca pela habilidade de criar personagens e situações fantásticas.

“Uma voz lá no fundo de Richard lembrou que Atlântida nunca existiu e, ousada, continuou dizendo que anjos também não existiam e que, além disso, as experiências pelas quais ele havia passado nos últimos dias eram impossíveis. Richard a ignorou. Era estranho, estava aprendendo a confiar em seus instintos […]”.

Em 1997, Neil Gaiman escreveu uma minissérie para a BBC, “Neverwhere”. A história, porém, ganhou as páginas de um livro, que foi publicado em 2007 no Brasil pela Conrad Editora.

Lugar Nenhum conta a história de Richard Mayhew, um sujeito, propositalmente sem sal. Este personagem é noivo de Jessica, uma moça incrivelmente linda e ambiciosa. Tudo ia muito bem para os dois, até que numa ida a um restaurante, uma moça vinda do nada desaba, ao chão, à frente de Richard; e, contrariando Jessica, ele decide ajudá-la. Mal poderia ele saber que este fato mudaria sua vida por completo.

O autor nos apresenta outra Londres, a “de baixo”. Depois de lê-lo, não consigo pensar numa forma tão brilhante e interessante de descrever esgotos, escadas e metrôs.

Os personagens são incríveis: Door, a fantástica abridora de portas; Marques de Carabas; Hunter, a caçadora; entre outros.

As mais de trezentas páginas do autor são lidas facilmente, por seu estilo fluido.

Vale a leitura!

Não há posts para exibir