Resenha: Cachorros de Palha – Jonh Gray

Céu e terra não têm atributos e não estabelecem diferenças: tratam as miríades de criaturas como cachorros de palha. Lao-Tsé

Cachorros de Palha, de Jonh Gray, é um livro de filosofia moderno, que ataca diretamente pontos do pensamento ocidental. Gray questiona a visão de que sejamos diferentes dos animais, demonstrando sua origem na religião (principalmente cristianismo), e que depois se manifesta no pensamento científico. O autor simplesmente ridiculariza a forma como cientistas e intelectuais que atacam a religião, colocam sua fé de forma irracional na ciência. De forma alguma ele é contra os métodos científicos, e em nenhum momento ele deixa de dar mérito às descobertas, mas examina a questão de forma transparente.

Outro ponto abordado no livro, e diria que um dos principais, é o relacionamento do homem com a Terra. De uma forma desafiadora, o autor nos coloca diante das perspectivas de futuro (ou não futuro) da nossa civilização.

Gray também nos questiona sobre o nosso modelo de vida baseado no trabalho constante. Falamos em conforto, entretanto, cada vez trabalhamos mais.



Nada é mais estranho à presente era do que o ócio. Se pensarmos em descansar de nossos labores, é apenas para poder voltar a ele. (Pg. 208)

A origem do título, Cachorros de Palha, fica explicada no seguinte trecho:

Nos antigos rituais chineses, cachorros de palha eram usados como oferendas para os deuses. Durante o ritual, eram tratados com a mais profunda referência. Quando terminava, e não sendo mais necessários, eram pisoteados e jogados fora: “Céu e terra não tem atributos e não estabelecem diferenças: tratam as miríades de criaturas como cachorros de palha.” Se os humanos perturbarem o equilíbrio da Terra, serão pisoteados e jogados fora. O críticos da teoria Gaia dizem que a rejeitam porque não é científica. A verdade é que têm medo e ódio da teoria, porque isso significa que os humanos nunca podem ser nada além de cachorros de palha. (pg. 50)



Vilto Reis
Autor do livro "Um gato chamado Borges", professor de escrita criativa e apresentador do Podcast de Literatura 30:MIN.
Vilto Reis
Autor do livro "Um gato chamado Borges", professor de escrita criativa e apresentador do Podcast de Literatura 30:MIN.
- Advertisment -

Em Alta

- Advertisment -