Realizado de 18 a 20 de agosto, quarta edição do charmoso festival tratará do “Silêncio, solidão e outras tragédias”, homenageando Caio Fernando Abreu e contando com a presença de grandes nomes da literatura e do cinema nacional
Apaixonados por literatura e cinema nacional apresentam um hábito há 4 anos. Todo mês de agosto viajam pouco mais de cem quilômetros de São Paulo até o interior, rumo à cidade de Extrema/MG, onde ocorre anualmente o FLEX – Festival Literário de Extrema.
A edição de 2017, ocorrendo entre os dias 18 e 20 de agosto está cheia de novidades. Com o tema “Silêncio, solidão e outras tragédias”, o Festival homenageia nesta edição o escritor gaúcho Caio Fernando Abreu, um artista de profundo lirismo em todos os gêneros que escreveu – romance, conto, crônica e teatro –, passando por grandes veículos do jornalismo brasileiro, como os jornais Zero Hora, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Publicou livros como “Morangos Mofados” (1982) e “Os dragões não conhecem o paraíso” (1988), sendo três vezes vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura, nos anos de 1984, 1988 e 1996.
E com a tarefa complexa de explorar estes meandros destacam-se entre os convidados nomes importantes da literatura brasileira contemporânea como: Paulo Scott, João Paulo Cuenca, Ricardo Lísias, Carola Saavedra, Ramon Nunes Mello e José Roberto Torero, além de todas as mesas serem mediadas pelo crítico literário José Castello.
Mais do que agregar convidados de peso, para o curador do evento, o cineasta Marcelo Spomberg, o evento oferece acesso à literatura por parte do público em geral, aproximando os estudantes em um âmbito socioeducativo, o contato com a leitura.
“Existe concordância entre os educadores de que a formação de leitores é uma das tarefas fundamentais da escola e da sociedade. De olhos no futuro, queremos que o Festival Literário de Extrema estimule o hábito pela leitura e seja um meio de formação de leitores, com a certeza de que esse sonho passa pelo processo educacional”, diz Spomberg.
O evento ainda contará com a mostra de cinema, oficinas, games educativos, feira de livros e outras atrações que fazem parte tradicionalmente da programação.
Marcou a data na agenda? De 18 a 20 de Agosto de 2017, em Extrema/MG.
Abaixo você confere a programação completa!
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (18/08)
10h30 às 12h30 – “Homenagem a Caio Fernando Abreu”
Convidados: Guilherme de Almeida Prado, Paula Dip, Ramon Nunes Mello
Mediação: José Castello
14h00 às 15h30 – “Promessas e lembranças”
Convidados: Ricardo Lísias e Ronaldo Wrobel
Mediação: José Castello
17h00 às 18h30 – “Rompendo o silêncio”
Convidados: João Paulo Cuenca e José Roberto Torero
Mediação: José Castello
Sábado (19/08)
10h30 às 12h00 – Histórias de índio
Convidado: Daniel Munduruku
Mediação: José Castello
14h30 às 16h00 – “Rompendo a solidão”
Convidados: Paulo Scott e Carola Saavedra
Mediação: José Castello
17h00 às 18h30 – “Falando francamente – Cinema adaptado”
Convidados: José Roberto Torero e Guilherme de Almeida Prado
Mediação: José Castello
Domingo (20/08)
10h30 às 12h00 – “Poesia da fé”
Convidados: Christian Dunker e Monja Coen
Mediação: José Castello
3ª Mostra de Cinema de Extrema
Sexta-feira (18/08)
20h- Documentário “Pra sempre teu Caio F.”
Direção: Candé Salles
Com a presença da roteirista do filme, a jornalista Paula Dip.
Sábado (19/08)
20h- Longa-metragem “Onde andará Dulce Veiga”
Direção: Guilherme de Almeida Prado
Com a presença do diretor do filme, o cineasta Guilherme de Almeida Prado
Tanto a mesa dos escritores quanto a mostra de cinema serão realizadas no Clube Literário de Extrema, localizado na Praça Presidente Vargas, no município de Extrema, no Sul de Minas Gerais.