6 Mundos literários para você conhecer

0
1222

Tolkien, Martin, Rick Riordan e outros autores brincando de ser Deus, criando mundos e decidindo os destinos das pessoas/personagens.

HL_02

Quando as histórias germinadas nas mentes dos autores não cabem no nosso mundo, eles precisam de outro. Uns apenas criam reinos ou extensões do planeta Terra em outras dimensões, outros, mundos inteiros e até mesmo outros planetas! Geralmente são cheios de seres mágicos, criaturas míticas e lugares de fantasia que jamais existiriam de verdade. Muitas vezes esses mundos são criados para que acontecimentos irreais sejam justificados pelas suas próprias regras, sua própria natureza e modos distintos de funcionar, diferente do modo que vivemos. Excluindo as distopias, apenas cito a criação de outros mundos diferentes do nosso enquanto que a distopia seria este planeta vivendo outra realidade geralmente retratada com governos ditatoriais dominando sem limites alguns grupos sociais resultando em condições de vida insuportáveis.

 ***

Acampamento Meio-Sangue

Da série de livros Percy Jackson e os Olimpianos de Rick Riordan. É como um acampamento de verão, um lugar separado dentro da Terra. É invisível para os humanos comuns e destino certo dos semideuses adolescentes para desenvolver suas habilidades para futuras batalhas e se proteger das constantes ameaças de outras criaturas mitológicas.

Hogwarts

A Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts dos livros de J. K. Rowling é a mais famosa escola para bruxos e bruxas da literatura. Desejada pelos jovens, Hogwarts por si só já é um mundo, cercada de mistérios, professores excêntricos e criaturas curiosíssimas como um basilisco, uma fênix, fantasmas do bem etc. Nessa outra dimensão temos outros lugares como Azkaban, o Beco Diagonal e é onde vivem permanentemente alguns personagens, enquanto outros vivem na mesma dimensão que nós.

Nárnia

É o principal país dentro do mundo também chamado de Nárnia. Com animais falantes, seres mitológicos, reis incomuns e muita magia é um lugar assolado por guerras, mas constituídos por belas paisagens. O tempo corre de maneira diferente, é muito mais rápido que o tempo no planeta Terra. O mundo de Nárnia é descrito por C.S Lewis como um dos vários universos existentes que são ligados a outros por passagens ocultas.

Terra de Oz

Esse reino assombrado por bruxas e dominado pela magia é inacessível por terra ou mar. É composto por quatro países e a cidade central das esmeraldas. Um leão fala, um espantalho e um boneco de lata ganham vida além de outros habitantes únicos. São catorze livros e em cada um L. Frank Baum alarga os horizontes revelando locais ocultos dando novo fôlego as aventuras de Dorothy em OZ.

Terra Média

Uma terra mítica retratada em vários livros de Tolkien é habitada por elfos, anões, humanos, hobbits e muitas outras criaturas e é fortemente influenciada pela religião que lá existe. Tem vilarejos, reinos encantados, lugares sombrios e recantos inexplorados. Podemos considerá-la a gênese dos mundos literários de fantasia. Tolkien insistia que a Terra Média é a nossa Terra num passado remoto, distante uns 600 mil anos antes de toda a magia se dissolver.

Westeros

É o principal continente do Mundo de Gelo e Fogo de Martin. Tem inúmeras ilhas e uma fauna e flora tão rica como a nossa. Westeros vai das terras de sempre inverno do norte, passa por vales, terras fluviais e chega às terras quentes de Dorne, no sul. Tem uma cultura diversificada e constantes guerras dinásticas. Apesar de ser um mundo com gigantes, dragões e filhos da floresta, cada lugar é tão minuciosamente detalhado que parece ser possível chegar lá ou encontrar vestígios de sua existência.