4 canais gringos para quem ama literatura

4 canais gringos com conteúdos sobre literatura para quem ama ler e quer expandir seu conhecimento e possibilidades de leitura

Há muitos canais sobre literatura no youtube, muitos brasileiros ou em português, porém a grande maioria é de canais gringos. Alguns são booktubers como os nossos, gente que lê e decide pegar uma câmera e compartilhar suas visões. Outros já focam mais em criar conteúdos sobre momentos literários, obras e autores. O mundo de possibilidades é imenso, quase ilimitado quanto a plataforma que os acolhe: o youtube.

Para navegar nesses canais, selecionamos quatro deles que parecem relevantes pela acessionabilidade, conteúdo ou apresentação do conteúdo. O número pode parecer pequeno, porém, ao se acessar estes canais gringos, pode-se encontrar centenas de vídeos sobre o tema.

Preferimos não escolher nenhum booktuber, pois só eles mereceriam uma lista separada.

Um alerta: como toda a seleção, há gosto pessoal e tirou-se muitas possibilidades da lista. Portanto, se você acha que faltou algum ou conhece algo que poderia entrar na lista, compartilhe nos comentários.

Outro alerta: todos os canais são em inglês. Alguns deles contém legendas, outros não. Assim, proficiência no idioma é necessário – o que não impede de ser um auxílio no desenvolvimento dela também.

Último alerta: não se preocupe, não esquecemos os canais nacionais – que são muitos e muito bons. Eles também terão uma lista apenas deles, bem como os booktoobers nacionais.

***

Thug Notes (Wisecrack)

Apresentado por Sparky Sweets, Ph.D., Thug Notes é hospedado dentro do canal Wisecrack, que lida com cultura em geral. Greg Edwards interpreta um Sparky: um Ph. D. que faz análise de obras literárias como se fosse um rapper gangsta. Apesar do humor da abordagem, as análises são profundas, focando em pontos da narrativa e leituras possíveis. Os livros abordados geralmente são romances, porém não se restringem aos contemporâneos. De Homero a George R. R. Martin, de Dante a Toni Morrison, pode-se encontrar mais de cem vídeos de vários autores.

CrashCourse

O canal criado pelos irmãos Hank e John Green (sim, ele mesmo, o autor de A culpa é das estrelas), o conteúdo do canal começou focando em humanidades, hoje abrigando uma vasta gama de conteúdos de humanas, exatas e biológicas. No que tange a literatura, John Green analisa obras clássicas, de sonetes de Shakespeare a O conto da aia. Além de acessível, seu conteúdo é apresentado de forma leve, sem nunca deixar de lado a análise mais profunda das obras. Um dos melhores canais gringos sobre o tema, CrashCourse tem quase cinquenta vídeos produzidos até o momento e mais a caminho.

School of Life

Tendo como dono e apresentador o pensador Alain de Botton, o canal foca em pensamento, principalmente nas áreas de filosofia, literatura e política, entre outros. Apesar de ter um visual dinâmico e agradável, a abordagem se faz como a na filosofia. De Botton faz perfis de grandes autores ocidentais, analisa suas principais obras e as ideias por trás delas de forma direta e compreensível, sem deixar de lado a abordagem filosófica. Um dos poucos canais gringos (e nacionais) a ter uma abordagem do pensamento em outras literárias para além da literatura, School of Life é uma boa escolha para quem busca um algo a mais.

Yale Courses

É o canal da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Possui cursos de graduação inteiros gravados com os grandes nomes das suas respectivas áreas. É um canal ideal para quem cursa Letras e quer aprofundar seus conhecimentos sobre literatura americana, Dom Quixote, teoria da literatura, o poeta John Milton, entre outros. Ainda, como bônus, caso queira acompanhar os textos teóricos discutidos durante os vídeos, há links da própria universidade para eles, disponibilizados gratuitamente.

José Figueiredo Author

editor-chefe do homoliteratus, podcaster (30:MIN), mestrando em teoria da literatura (UFRGS), autor de "Há um tubarão na piscina" (2018)