Lendo os clássicos com Luiz Ruffato

1
171

Em seu blog Lendo os clássicos, o escritor contemporâneo Luiz Ruffato se dedica a escrever sobre suas leituras de clássicos universais, os quais podem ser determinantes na formação histórica e social de um leitor

luiz_ruffato_-_foto_tadeu_vilani2

A literatura faz parte da vida humana desde os princípios de sua existência. A narrativa de histórias iniciou-se em forma oral e ao longo da evolução carregou diferentes histórias até os dias atuais, tomando a forma de livro apenas depois do século XV com a invenção da prensa. Em tantos anos, alguns escritos e autores se tornaram essenciais e referência mundial: os clássicos.

No dicionário, a palavra clássico é apresentada como relativa à antiguidade greco-latina. Mas, abrangendo um pouco mais o sentido dela, o clássico hoje é algo que mais do que retomar conceitos, se tornou uma obra de referência e atemporal.

Arte e cultura para seus ouvidos com os podcasts do itaú cultural

A leitura de clássicos da literatura é essencial para a formação de um leitor e inclusive do cidadão. Em geral, um clássico é a representatividade social, histórica, linguística e cultural de uma época e um povo. Uma lista de clássicos é determinante na formação do leitor e da sociedade.

Apesar da sua importância, nem sempre é fácil ler um livro clássico. Muitas vezes a linguagem empregada, a distância com a realidade daquela narração ou o tipo de escrita podem ser penosos. Precisamos ir atrás de muita informação para conseguir absorver o conteúdo. Muita gente desiste dos livros clássicos por conta desses fatos.

Mas devemos reconhecer, a invenção da Internet ajudou muito na busca de informações e conteúdo e, além de facilitar o acesso às informações, deu voz e espaço para muita gente boa expressar e compartilhar seus conhecimentos. É o caso do blog Lendo os Clássicos do premiado escritor brasileiro Luiz Ruffato. A proposta é dedicar um espaço para falar sobre os clássicos que ele leu ou releu. Lá encontramos uma resenha e informações importantes para entender a história, sua avaliação e, dependendo, alguma frase em destaque. O blog conta com mais de 80 livros e o projeto teve início em agosto de 2015. O mais legal é ver um escritor contemporâneo lendo e falando sobre clássicos universais.

Recomendado para quem desejar conhecer um novo clássico, quiser entender a visão de um escritor sobre aquele livro ou  simplesmente acompanhar as leituras do escritor. As análises são bem relevantes e acompanhadas de um conteúdo bacana. Vale a leitura.

72h Rocco: eBooks até 60% off