Seleção de colaboradores Homo Literatus 2022

Seja um colaborador do Homo Literatus! Conheça a casa, leia as regras da seleção, mande seu e-mail e boa sorte!

CONHECENDO A CASA
  • Sobre o site e o projeto

O Homo Literatus (HL) é um portal de cultura no ar há mais de

10 (dez) anos, que acumula atualmente mais de 10 mil acessos únicos mensais

de leitores de todas as partes do país e de vários países lusófonos no mundo, possuindo redes sociais próprias (InstagramFacebookLinkedin) que somam mais de 100 mil seguidores. Divulgamos conteúdo sobre todas as artes, através de gêneros como resenhas, matérias e entrevistas. Focamos, portanto, no jornalismo literário e artístico, bem como na divulgação de livros e obras de cunho ficcional e não ficcional, quando condizente ao campo das ciências humanas.

O maior objetivo do projeto é divulgar boa arte, bem como conteúdo de qualidade e colaborar, portanto, com o desenvolvimento do pensamento crítico entre nossos leitores.

  • Sobre a edição global do site e redes

A chefia de edição do HL define as pautas a serem publicadas. Portanto, todo texto enviado ao nosso painel é uma proposta de publicação que será analisada, revisada e editada antes de ser publicada, caso seja aprovada nos critérios editoriais do site. Portanto, todo conteúdo publicado o será a várias mãos e cabeças, daí sermos um site colaborativo.

A chefia de edição indica pautas para os colaboradores. Cada colaborador poderá receber até uma indicação de pauta por mês para elaborar resenha e/ou matéria sobre livros, projetos artísticos, etc. Portanto, cada colaborador poderá criar suas próprias pautas, mas também deverá cumprir a eventual pauta mensal repassada pela edição.

O trabalho da edição é, portanto, manter o site vivo, empreender parcerias com editoras e outros parceiros, realizar ponte entre colaboradores, bem como empreender a uma verdadeira curadoria sobre o conteúdo.

  • Nossa cozinha

O HL possui as seguintes funções preenchidas ou a serem preenchidas em breve, que corresponde à nossa equipe organizacional de voluntários:

A – Editor-Chefe: Mario Filipe Cavalcanti – Cavi;

– Editora Assistente: Nicole Ayres;

C – Desenvolvedor de site e ferramentas: Luís Henrique Beber – Beber;

D – Revisores de conteúdo: Evandro Konkel e Raphael Alves;

E – Social Media e Designer: Matheus Maturano;

F – Colaboradores Fixos: Eduardo Reitz, Igor Furini, João Peçanha, Fernando Araújo, Paula Akkari, Carolina Graziano, Bibiana Lucas, Débora Consiglio, Gabriela Guratti e Dan Loctor.

  • Sobre a colaboração

Colaboradores fixos são integrantes da equipe do site que podem enviar textos para serem analisados e publicados mensalmente, podendo cada colaborador enviar tantos textos quanto deseje, que serão ordenados numa lista de publicação que seguirá critérios da edição.

Cada colaborador pode ficar até 02 meses seguidos sem mandar textos, devendo mandar no mês seguinte, sob pena de exclusão do site. Destacamos que isso é válido para o envio de textos e não a publicação.

Os textos enviados seguem critérios da edição para publicação, podendo ser devolvidos para adaptação ou excluídos, sendo o autor comunicado. Uma vez no painel, há uma fila de publicação que segue os critérios da edição. A ordem de publicação dos textos é decidida pelos editores do site, de acordo com critérios de relevância do tema e alternância de colaboradores. Assim, é possível que um colaborador não tenha seu texto publicado no mesmo mês do envio, pois ele comporá a fila de textos e será publicado pelos editores em seu devido tempo.

Além de poder ter seus textos publicados num dos sites mais importantes de conteúdo artístico do país, com anos de experiência e reconhecimento, os colaboradores do HL também têm preferência nas eventuais edições de Revistas Literárias a serem lançadas pelo site (para divulgação de conteúdo autoral).

A colaboração é voluntária, não havendo remuneração para os textos que vierem a ser publicados, nem qualquer relação de trabalho entre colaboradores e o site.

Os textos enviados por nossos colaboradores sempre serão identificados com sua foto e minibio, que deverão ser preenchidas pelo próprio colaborador quando do recebimento de seu primeiro acesso ao site, sempre podendo ser editadas, conforme o interesse do colaborador, sendo essa, portanto, a sua identificação moral de autor. Ficam à inteira disposição do site todos os textos enviados pelos colaboradores e publicados em nosso portal.

Para a colaboração é imprescindível que você goste de arte, encaixando-se em quaisquer das nove artes listadas aqui. Mas também que você goste de escrever e queira compartilhar com milhares de pessoas todo mês, o que você pensa sobre os conteúdos artísticos.

  • Sobre projetos e colunas

Nossas publicações, além de textos avulsos tarjados por seus gêneros (resenhas, matérias, entrevistas, ensaios, etc.), também poderão ser veiculadas seguindo uma construção de sentido antológica, portanto, de coluna.

Nossas colunas atualmente são

  1. HL SONORO – para divulgação de matérias em geral sobre a primeira arte (música), em quaisquer de seus gêneros;
  2. HL EM CENA – para divulgação de matérias, notícias e conteúdo em geral sobre a segunda arte (cênicas);
  3. O BELO VISTO – para divulgação de conteúdos em geral sobre a terceira (pintura), a quarta (escultura) e a quinta (arquitetura) artes;
  4. CAPTURANDO! – para divulgação de conteúdos em geral sobre a oitava arte (fotografia);
  5. SOMOS A NONA! – para divulgação de conteúdos em geral sobre quadrinhos.
  6. CINEMATECA HL  – para divulgação de matérias em geral sobre cinema, séries e telenovela;
  7. LETRAS FORTES – para divulgação de matérias em geral sobre negritude e literatura;
  8. ELAS NAS LETRAS – para divulgação de matérias em geral sobre feminismo e literatura;
  • Sobre a periodicidade

Voltaremos a abrir seleção para novos colaboradores anualmente, ou conforme a necessidade do site.

REGRAS PARA A SELEÇÃO 2022

Caso você tenha lido todos os pontos acima e se interesse em entrar pro nosso time, seguem abaixo as regras da nossa seleção, ela é pra você!

Caso você seja um colaborador antigo do site, mas ficou afastado e agora deseja retornar, essa seleção também é sua!

  1. Esse ano teremos vagas para as seguintes colunas: HL Sonoro (1 vaga), HL em cena (1 vaga), O Belo visto (1 vaga), Capturando! (1 vaga), Somos a nona! (1 vaga), Elas nas letras (1 vaga), Letras Fortes (1 vaga), totalizando 7 vagas.
  2. A inscrição do candidato tem de ser adstrita à vaga que quer ocupar, com base na coluna da qual quer participar. Por exemplo, se você se inscreveu em “HL em cena” (nossa coluna de teatro) e foi aprovado, somente publicará matérias sobre teatro no correr desse ano, e assim por diante.
  3. Não abriremos vagas para Cinemateca ou para Literatura em Geral esse ano, tendo em vista já estarem contempladas nos interesses de nossos colaboradores atuais.
  4. Observado isso, ainda tem interesse? Envie um e-mail para [email protected] com o seguinte assunto: Nome + Seleção Colaboradores HL 2022;
  5. No corpo do e-mail encaminhe um pequeno resumo de seu currículo (minibio), BEM COMO A INDICAÇÃO DA COLUNA PARA A QUAL ESTÁ SE CANDIDATANDO ;
  6. Em anexo, encaminhe em documento do Word (.doc) com uma MATÉRIA COM TEMÁTICA VINCULADA À COLUNA QUE VOCÊ DESEJA COMPOR;
  7. Espere o resultado que será divulgado em nosso site.
  8. O período de inscrição será de 28 de março de 2022 a 15 de abril de 2022 e o resultado será divulgado em 06 de maio de 2022.
  9. Não serão aceitas inscrições fora do prazo estipulado no item acima, nem recebidas antes, nem depois. De modo que essas serão excluídas tão logo recebidas.
  10. As dúvidas e casos omissos serão resolvidos pela Edição.
  11. Boa sorte!

 

Mario Filipe Cavalcanti – Editor-Chefe

Nicole Ayres – Editora Assistente





Mario Filipe Cavalcantihttp://editora.cepe.com.br/autor/mario-filipe-cavalcanti
Editor-chefe do Homo Literatus, é recifense de nascimento, paulistano de contemporaneidade, Bacharel em Direito pela UFPE e advogado em Propriedade Intelectual e Privacidade, escritor com ênfase em contos, Prêmio Pernambuco de Literatura. Mestrando em Ciências da Comunicação pela USP, algumas coisas mais e, sobretudo, absolutamente nada.
Mario Filipe Cavalcantihttp://editora.cepe.com.br/autor/mario-filipe-cavalcanti
Editor-chefe do Homo Literatus, é recifense de nascimento, paulistano de contemporaneidade, Bacharel em Direito pela UFPE e advogado em Propriedade Intelectual e Privacidade, escritor com ênfase em contos, Prêmio Pernambuco de Literatura. Mestrando em Ciências da Comunicação pela USP, algumas coisas mais e, sobretudo, absolutamente nada.
Editoria por
Mario Filipe Cavalcanti
http://editora.cepe.com.br/autor/mario-filipe-cavalcanti
Editor-chefe do Homo Literatus, é recifense de nascimento, paulistano de contemporaneidade, Bacharel em Direito pela UFPE e advogado em Propriedade Intelectual e Privacidade, escritor com ênfase em contos, Prêmio Pernambuco de Literatura. Mestrando em Ciências da Comunicação pela USP, algumas coisas mais e, sobretudo, absolutamente nada.
- Advertisment -

Em Alta

- Advertisment -