
Festival literário de Curitiba chega a sua sexta edição, focada no pensamento literário – dessa vez, no que o festival chama lugar de escuta

O Litercultura chega a sua sexta edição em 2018!
O festival curitibano levou à Curitiba várias vozes culturais desde sua primeira edição, em 2013. Entre elas autores internacionais – Alberto Manguel, Valter Hugo Mae, Alan Pauls – e nacionais – Jacques Fux, Marcia Tiburi, Marcelino Freire, Eliane Robert Moraes-, que colaboraram para que o festival moldasse sua própria voz nesses anos.
Nas primeiras edições, o evento era dividido em capítulos espalhados durante o ano. Foram realizadas oficinas, shows com Jards Macalé e José Miguel Wisnik, concursos e demais atividades. O formato das conversas com os autores convidados também mudou. Pelo festival passaram autoras distintas em volta de um tema, como se alcançassem resultados semelhantes pelos caminhos da linguagem (Luci Collin e Alice Ruiz), e também a contraposição de vozes conflitantes, proporcionando um debate de temperatura variável aos ouvintes (Christian Dunker e Felipe Pondé).
Na edição de 2017 o festival direcionou sua voz em outro formato. As mesas com os autores deram voz às suas leituras, das anteriores às produções literárias até as que as influenciaram e conduziram. O foco é a literatura o pensamento literário em si.
A proposta continua nesse ano, focada no que o festival chama lugar de escuta. A literatura se torna um lugar para ouvir a voz do outro por ele mesmo, possibilitando uma ponte de comunicação.
Sexta edição do Litercultura – de 6 a 10 de agosto de 2018, às 19h30, na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo 273 Centro)
6/8: Veronica Stigger – mediação de Josiane Orvatich
7/8: Cristovão Tezza – mediação de Christian Schwartz
8/8: Ana Maria Gonçalves – mediação de Benedito Costa
9/8: João Silvério Trevisan – mediação de Yuri Al’Hanati
10/8: Noemi Jaffe – mediação de Luís Henrique Pellanda
A bilheteria para retirar os ingressos gratuitos abre 23/07 segunda-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h30, limitados a um par de ingressos por dia. Caso os ingressos se esgotem, a entrada fica sujeita a lotação da casa.