O nosso Editor-chefe traz para você uma seleção de cinco textos sobre Machado de Assis publicados no Homo Literatus nos últimos anos
Joaquim Maria Machado de Assis é, sem dúvidas, o escritor brasileiro mais pop de todos os tempos. Dizer isso assim sem ressalvas, com toda segurança, é fantástico, considerando que se trata de um artista negro num país que desde a invasão europeia se tornou racista.
Seguindo a comemoração dos 182 anos do nosso escritor-mor, comemorados hoje 21 de junho de 2021, trazemos para vocês uma seleção de sete textos interessantíssimos publicados em nosso site sobre o chamado “bruxo do Cosme Velho”.
1. O sucesso de Machado de Assis nos EUA: Black Voices Matter!
A matéria da Dri Calderado de 25/06/2020 fala sobre a tradução para a língua inglesa do romance “Memórias póstumas de Brás Cubas” e de sua publicação nos EUA, onde a gringa recepcionou animadíssima o nosso escritor-sumidade.
2. Machado de Assis é descoberto em foto sobre abolição da escravatura
Em matéria de 20/05/2015, Dayane Manfrere traz a notícia: pesquisadores afirmam que Machado teria sido fotografado na missa de ação de graças pela abolição da escravatura.
Ao redor de vários intelectuais da época que rodeavam a princesa regente, lá estaria ele, inclinado para a frente e com sua cabeça um tanto escondida!
3. Machado ontem, Machado hoje, Machado sempre
Em matéria de 11/04/2017 pude tecer uma reflexão sobre o que tornaria o Machado um nome tão relevante mais de cem anos após sua morte e porque ele é e, pelo visto, sempre será o escritor que mais representou os dramas urbanos da vida brasileira no século XIX.